terça-feira, 15 de novembro de 2011

Oficina de Acolhimento - Território do Tanque


           O NASF esteve presente na oficina, realizada em dois dias. No primeiro foi abordada a importância de melhorar o acolhimento ao usuário, uma vez que, tem sido a principal reclamação na ouvidoria.
            Houve uma reflexão do que é acolhimento e o que é recebimento e uma conclusão de qual é a nossa atual realidade. Ficando claro que é necessária uma mudança nesse setor.
            Foi exposto que essa mudança pode e deve ocorrer sem gerar novas contratações, que o aconselhável é aproveitar as pessoas das equipes, uma vez que estão mais capacitadas para acolher o usuário. Sendo levado em conta que, as pessoas escolhidas para auxiliar devem ter o perfil para desempenhar a função.
            A sugestão de melhorar o acolhimento foi a utilização da figura do “Eu Posso Ajudar?”. Esse funcionário vai humanizar o acolhimento ao usuário e sempre buscará a melhor solução para a necessidade do usuário.
            Foi realizada uma dinâmica em que o grupo identifica o que é a função de cada profissional. Como por exemplo, a função: do vigia, do ACS, dos técnicos de enfermagem e de saúde bucal, do enfermeiro, do médico, do dentista, dos gerentes técnico e administrativo e do supervisor de território.
Para o próximo encontro ficou a análise das funções e sendo feito os ajustes em cada função, pois ficou muito claro a importância de cada qual saber qual a sua real responsabilidade, uma vez que facilitará muito o convívio no dia-a-dia dos profissionais e a qualidade do cuidado prestado aos usuários.
No segundo dia foram discutidas algumas pautas no que se refere à Política de Humanização, como por exemplo: 

- “cuidado humanizado”;
- “ambiência do espaço de espera do usuário”;
- “acolhimento e escuta qualificada no acolhimento”;
- “ordem do acolhimento: sofrimento/vulnerabilidade, fator de risco”;
- “formas de coordenação de marcação de consultas médicas e seus procedimentos”;
- “determinação da realização sistemática e não opcional de reuniões de equipe”;
- “foi citada a importância das unidades se deterem nas pequenas urgências”;

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